Qual o mistério do investimento em bolsa de valores?

Investir na bolsa com certeza é aquela atividade na qual muitas pessoas pensam, mas acabam postergando indefinidamente. Talvez a noção de que o mercado de ações é algo extremamente complexo, amplamente difundida, contribua para esse tipo de tendência. Entretanto, como vamos mostrar aqui, essa percepção sobre como investir na bolsa de valores esta completamente equivocada se você tiver um mínimo de orientação e souber o que esta fazendo ao dar seus primeiros passo em bolsa. Se, após ler esse artigo, você quiser se aprofundar mais no tema, recomendo esse link: http://magodomercado.com/aprenda-como-investir-na-bolsa-de-valores-comecando-do-zero/

O primeiro passo para investir na bolsa de valores é, obviamente, abrir uma conta em uma corretora. Existe muita coisa que poderia ser falada aqui, mas vou me limitar a dizer o essencial: escolha uma corretora com um Home broker rápido e eficiente, caso contrário perderá muitas oportunidade no mercado e sofrerá frustrações desnecessárias. Vamos passar agora ao próximo ponto.

investimentos em bolsa       Uma vez que você já tenha tudo pronto para começar a investir, conta aberta em uma corretora, Home broker eficiente funcionando, etc. é hora de montar seu plano de investimentos.

Esse é basicamente um planejamento que vai delimitar as regras segundo as quais você irá investir. No seu plano de investimentos estarão os critério pelos quais você irá selecionar novas ações para investir, dentre outras coisas. Assim, o primeiro passo que você deve decidir para iniciar a estruturação do seu plano de investimentos é decidir a qual escola e princípios de investimento você se filia com mais afinidade.

Quando falamos de investimento em bolsa de valores, existem basicamente duas grandes escolas para aprendermos a investir: a escola técnica e a escola fundamentalista. A escola técnica se baseia em analisar os padrões de movimentação das ações para tentar determinar em qual momento ela tem a maior probabilidade fazer um determinado movimento – para cima ou para baixo – e quando poderemos comprar-la, antecipando-se ao próprio mercado.

investir em ações             Por outro lado, o investimento baseado na escola fundamentalista esta baseado na ideia de que você de fato se torne sócio das empresas nas quais investe, ou seja, ao invés de comprar-las por um curto espaço de tempo e então vendê-las, você irá  comprá-las para efetivamente possuí-las por muito tempo, apostando que a empresa em si por trás daquela ação terá um bom desempenho no mercado nos anos subseguistes. Assim, a análise fundamentalista se baseia em uma ideia totalmente diferenciada do que a maior parte das pessoas pensa ao investir na bolsa de valores, que é obter um lucro rápido comprando e vendendo ações.

Uma vez que você saiba qual desses dois tipos de abordagem mais se encaixa com o seu perfil, é hora de montar um plano de investimentos para que você possa finalmente começar a operar na bolsa de valores. Existem excelentes livros que você pode procurar para aprender mais sobre investimentos como o investidor inteligente, do Benjamin Graham, e foge do escopo desse artigo te ensinar a montar um estratégia completa de investimentos. Assim, te aconselho a começar pelo link que passei e depois buscar se aprofundar cada vez mais no mundo dos investimentos através de diversas outras leituras se pretende investir com sucesso na bolsa de valores.

Comments

(0 Comments)

Your email address will not be published. Required fields are marked *